Exhibitons

Artist books

Exhibitons

da cauda à cabeça / from tail to head

2014

Museu Coleção Berardo, Lisboa, Portugal

da cauda à cabeça  centra-se numa investigação sobre os caminhos de ferro portugueses e traz para o espaço do museu fragmentos de habitações, estruturas arquitetónicas, mobiliário, coleções de fardamentos, bandeiras sindicais, elementos e mecanismos funcionais do quotidiano das estações ferroviárias, filmes ficcionais e documentais ou desenhos de máquinas, que se vão articulando uns com os outros, a par de resíduos autobiográficos, de forma a criar um arquivo fantasmagórico, que destitui qualquer pretensão de abordagem científica para revelar um conhecimento sensível de uma realidade histórica.

Tal como na maioria dos projetos de Carla Filipe, em da cauda à cabeça os objetos do mundo, relacionados entre si, fora das suas funções instrumentais, traçam um feixe de relações suscetível de definir um amplo conjunto de narrativas que complexificam a sua aparente simplicidade ou mesmo insignificância. Eles tornam-se um suplemento material por entre as histórias ausentes que deles partem e para eles reenviam. Como tal, revelam-se o espaço de consignação da memória que o trabalho de Carla Filipe acorda e reinventa.

da cauda à cabeça (from tail to head) is a project is based on research into the Portuguese railways, and the artist brings into the museum space fragments of buildings, architectural structures, furniture, collections of uniforms, trade union banners, functional mechanisms and elements from the everyday workings of railway stations; fictional and documentary films, interconnected drawings of machines, as well as autobiographic traces. Together these constitute a phantasmagoric archive, stripped of all pretension to scientific accuracy, but exposing a knowingness that remains sensitive to historic reality.

As in most of Carla Filipe’s projects, in da cauda à cabeça, real objects – interrelated but removed from their ordinary usage – trace bundles of relations capable of determining a broad set of narratives, whose apparent simplicity (or even insignificance) is vexed. These objects become a material supplement amidst absent stories that nevertheless employ them as points of departure and locations of return. As such, together they emerge as the space to which memory is consigned; a space that, in Carla Filipe’s work, is awakened and reinvented.